Tópico: a mudança como um catalisador para impulsionar o negócio de distribuição e dar resposta às necessidades em constante mudança do mercado com um modo de pensar pioneiro, um portefólio e serviços flexíveis
Tempo de leitura: 3 minutos
Roger Kroon, Vice-Presidente de Gestão da Distribuição Global
Sou responsável pela Gestão da Distribuição Global na Weidmüller. A minha equipa de especialistas de distribuição dedicados e eu temos a missão de proteger parcerias a longo prazo e mutuamente benéficas com os nossos distribuidores, e de criar uma verdadeira mais-valia para os nossos clientes.
Honestamente, "mudança" provavelmente não é o que a maioria das pessoas gosta de pensar quando acorda numa segunda-feira de manhã. Estou no negócio industrial desde o final dos anos 90 e deixe-me dizer que: a mudança esteve sempre ao meu lado.
Quando assumi a responsabilidade pelas vendas de distribuição global da Weidmüller, há pouco mais de um ano, mais uma vez, confrontei-me com muitas mudanças. Não apenas em termos do meu próprio cargo. Mais importante do que isso: os novos parceiros de negócios e a fantástica equipa de vendas de distribuição da Weidmüller, com a qual trabalho agora, em conjunto.
Quando penso nos últimos 14 meses, posso dizer que as mudanças permitiram que estabelecesse muitas relações pessoais novas e fortes.A mudança é o meu companheiro constante, que me mostra como aproveitar cada novo desafio.
Ao ler a imprensa comercial, mas especialmente em conversas com os nossos parceiros, uma coisa ficou clara para mim várias vezes: a mudança constante é a nova normalidade! O progresso tecnológico está a mudar as expectativas dos clientes finais em relação ao comércio industrial grossista. Para nós, isso significa: um vasto portefólio com as últimas inovações não chega.Procuram-se recomendações de especialistas sobre como fazer avançar as novas tecnologias e sobre formações de instaladores para se tornarem "especialistas em soluções".
Mas, à medida que a tecnologia se torna cada vez mais interligada e complexa, as soluções simples são difíceis de encontrar. Portanto, fica a minha dica: não tente fazê-lo sozinho! Para fornecer um atendimento ao cliente de primeira linha e manter-se bem-sucedido, confie na rede certa de parceiros e deixe que a sua parceria se baseie nos pontos fortes da outra parte.
A minha equipa e eu definimos o objetivo de conectar as vantagens dos nossos parceiros de vendas com a Weidmüller, para garantirmos parcerias a longo prazo e mutuamente benéficas e para juntarmos o que funciona e o que importa.
Em tempos de Covid-19 e a longo prazo num nível tecnológico com a IoT Industrial e o aumento da automação e da digitalização – o espírito pioneiro e a flexibilidade são necessários para superar todos os desafios! Na minha procura de soluções para o futuro, aprendi que olhar para o passado pode ser uma ótima fonte de inspiração.
O passado da Weidmüller é a prova de que um espírito pioneiro e uma máquina de inovação estão profundamente enraizados no ADN da nossa empresa: começando pelos primeiros blocos de terminais isolados com plástico e as clássicas ferramentas, como o STRIPAX, passando pela expansão de nosso portefólio para mais de 30.000 produtos comercializáveis e mais de 40 inovações por ano. Nos últimos 70 anos, evoluímos de blocos de terminais pioneiros para a inovadora IoT Industrial. O nosso espírito pioneiro cria confiança junto dos nossos parceiros de vendas. E contribui para as respostas aos novos desafios nos próximos anos.
Dominar uma tarefa à escala global é um grande desafio. Um desafio ainda maior é trazer mudanças a este nível. Na Weidmüller, tenho a sorte de ter uma equipa de vendas altamente empenhada, que conhece os seus mercados locais e que está atenta ao que motiva os nossos distribuidores.
Para nos focarmos nos serviços que criam um valor acrescentado para os nossos parceiros, vou trabalhar fora da minha zona de conforto! Afinal de contas, a intensa troca de conhecimento sobre a utilização de novas tecnologias, passando pela consultoria conjunta prestada ao cliente final e ao desenvolvimento de soluções individuais para o cliente, fez-me perceber que a nossa força é trabalhar num mercado que se caracteriza por mudanças constantes.
O nosso objetivo é fornecer o pacote completo aos nossos parceiros de distribuição: por um lado, fornecemos-lhes produtos comprovados e à prova do futuro. Por outro lado, damos-lhes uma ideia dos nossos desenvolvimentos tecnológicos e soluções, e encorajamos o diálogo aberto, para nos aperfeiçoarmos e estarmos preparados para novos desafios.
Uma coisa é certa: ao enfrentarmos desafios e garantirmos que podemos abranger todas as áreas – desde produtos a soluções e serviços inovadores – somos um parceiro melhor para os nossos distribuidores!
Concluindo: utilizar os nossos pontos fortes torna-nos mais atraentes para clientes finais e instaladores. No final, isso significa: em tempos de mudança, o foco no "todo" reflete-se bem na "venda".
Roger Kroon