A Stenkamp Logistik produz há muito tempo as necessidades anuais de eletricidade do prédio da sua própria empresa no seu próprio telhado - no mínimo. Agora, a eletricidade excedente é canalizada para uma nova infraestrutura de carregamento para veículos elétricos.
Os dois sistemas PV nos telhados dos prédios da empresa da Stenkamp Logistik produzem uma saída de pico total de quase 400 quilowatts-pico. Com esta saída, geralmente há energia verde que sobra para projetos adicionais. Agora, a Elektro Niehoff GmbH também permite ao fornecedor de serviços de logística da Borken-Burlo carregar carros elétricos com a eletricidade verde auto gerada. O projeto foi implementado usando oito caixas de carregamento AC SMART VALUE da Weidmüller e o sistema de gestão de carga correspondente SMARTcharge. As caixas de carregamento permitem carregar até 22 kW.
É óbvio para nós utilizar a eletricidade excedente dos nossos sistemas PV para a alimentação dos nossos veículos da empresa, bem como os carros dos funcionários e dos clientes. Isto agora tornou-se uma realidade com a gestão de carga da Weidmüller, relata Bernd Stenkamp, Diretor-Geral da Stenkamp Logistik GmbH. "Estou particularmente impressionado com a clareza e facilidade de uso do sistema", enfatiza Stenkamp, adicionando: "Podemos facilmente configurar o sistema para utilizar apenas a alimentação PV excedente, permitindo-nos carregar os nossos veículos completamente independentemente da rede elétrica. Também podemos usar os chips de acesso RFID existentes dos nossos funcionários para ligar e parar os processos de carregamento. "Isto facilita-nos a gestão da infraestrutura de carregamento, e os funcionários não têm de trazer consigo outro chip."
"A instalação da infraestrutura de carregamento exigiu a instalação de dois medidores de energia na estação de transformação existente – um mede a eletricidade produzida pelo sistema fotovoltaico e o segundo mede o consumo de eletricidade da rede elétrica do edifício. Com essa informação, a SMARTcharge calcula quanta eletricidade ainda pode ser usada para carregar veículos elétricos. Em seguida, distribui de forma inteligente esta eletricidade para as estações de carregamento com base numa definição de prioridades", explica Christian Deppermann, Gestor de Desenvolvimento de Negócios na Weidmüller.
No futuro, a Stenkamp Logistik planea adicionar mais pontos de carregamento. São facilmente possíveis até 50 pontos de carregamento em SMARTcharge.
Andre Remmelt, Diretor Cogerente da Elektro-Niehoff GmbH da Borken-Weseke, instalou o sistema de gestão de carga SMARTcharge pela primeira vez junto com especialistas da Weidmüller e relata: "Há muito tempo que confiamos nos produtos Weidmüller. Estão bem pensados, são desenvolvidos por especialistas, e sei que eles nos apoiam quando temos dúvidas. Além das inúmeras funcionalidades que a SMARTcharge oferece aos nossos clientes, eu particularmente gosto do assistente de instalação. Guia passo a passo através do processo de comissionamento. Isto poupa muito tempo aos meus funcionários durante a configuração do sistema."
Christian Deppermann